O Líbano proibiu a exibição do filme live-action de Branca de Neve da Disney nos cinemas do país devido à participação da atriz israelense Gal Gadot, que interpreta a Rainha Má.
A decisão foi recomendada pelo ministro do Interior, Ahmad Hajjar, como aponta o jornal local An-Nahar. Gadot, que serviu nas Forças de Defesa de Israel e é uma crítica vocal do Hamas, já teve outros filmes banidos no Líbano, como “Mulher-Maravilha” e “Morte no Nilo”.
A atriz, que defende publicamente os ataques de Israel, declarou em um discurso na cúpula da Anti-Defamation League (ADL) em 2024: “Nunca imaginei que veríamos pessoas não condenando o Hamas, mas celebrando e justificando um massacre de judeus”. É importante deixar claro que Israel vem cometendo diversos crimes de guerra e contra a humanidade – com autoridades da ONU afirmando que o país comete genocídio contra palestinos.
O filme, dirigido por Marc Webb (O Espetacular Homem-Aranha) e com roteiro de Greta Gerwig (Barbie), já enfrentava críticas negativas e fracasso de bilheteria nos EUA. O elenco inclui Rachel Zegler como Branca de Neve e Andrew Burnap como Jonathan, um novo personagem masculino.
Por conta da recepção negativa de “Branca de Neve”, a Disney optou por paralisar a produção do live-action de “Enrolados”. O filme segue em exibição em diversas cinemas do Brasil.
via Deadline.