Jumbo: animação indonésia se torna a maior bilheteria do Sudeste Asiático Jumbo: animação indonésia se torna a maior bilheteria do Sudeste Asiático

Jumbo: animação indonésia se torna a maior bilheteria do Sudeste Asiático

A animação indonésia Jumbo, produzida pela Visinema Studios, acaba de se tornar a maior bilheteria do Sudeste Asiático em seu gênero, ultrapassando o recorde anteriormente detido pelo filme malaquiano “Mechamato Movie” (US 7,68 milhões em 2022).

Desde seu lançamento em 31 de março deste ano, “Jumbo” já arrecadou mais de US 8 milhões na Indonésia, com 3,2 milhões de ingressos vendidos — incluindo quase 1 milhão apenas no começo de abril. O sucesso foi tão expressivo que o filme já superou Moana 2 (3,1 milhões de ingressos) e agora só fica atrás de Frozen 2 no ranking de animações mais assistidas no país.

Dirigido por Ryan Adriandhy e com roteiro de Widya Arifianti, a animação acompanha a história de Don, um órfão que é chamado de “Jumbo” por seu corpo avantajado. Ele possui um livro de histórias mágicas deixado por seus pais e, ao conhecer a fada Meri, embarca em uma jornada para ajudá-la a reencontrar sua família. O elenco de dublagem inclui o cantor Ariel e outros talentos locais, como Prince Poetiray e Graciella Abigail.

Angga Dwimas Sasongko, fundador e CEO da Visinema, destacou que o filme foi um “chamado pessoal” para oferecer às crianças indonésias histórias que as representem: “Elas têm o direito de ver suas próprias narrativas na tela, em sua língua, e se orgulhar de quem são”. Com cinco anos de produção e uma equipe de 420 artistas e animadores indonésios, “Jumbo” é um marco para a indústria local, especialmente em um mercado dominado por filmes de terror.

Agora, o filme se prepara para sua estreia internacional, com direitos de distribuição ainda disponíveis para China, América do Norte, Europa Ocidental e Austrália. O sucesso de “Jumbo” não só consolida o potencial da animação do Sudeste Asiático, mas também prova que histórias locais podem conquistar o público global quando recebem espaço e investimento – como também foi o caso do sucesso avassalador na China de “Ne Zhao”.

via Deadline.