O Assassino do Calendário, filme de suspense disponível no Prime Video ganha final explicado O Assassino do Calendário, filme de suspense disponível no Prime Video ganha final explicado

O Assassino do Calendário: Final Explicado e um almanaque de questões

Compondo o catálogo de filme do gênero suspense no Prime Video, O Assassino do Calendário conta com a direção de Adolfo J. Kolmerer e pode ser uma boa pedida pra quem procura uma produção recheada de quebra-cabeças para assistir.

Do que realmente se trata O Assassino do Calendário

A trama de O Assassino do Calendário acompanha Klara (Luise Heyer), uma mulher ciente de que sua morte ocorrerá no dia seis de dezembro caso ela mesma não mate o marido. Quem a sentenciou foi um assassino que tem assombrado as famílias da cidade, usando o mesmo método em todos os crimes. Quando Jules (Sabin Tambrea) inicia seu turno na linha de apoio de segurança para mulheres solitárias a caminho de casa, a ligação de Klara chega até ele.

Adiante, então teremos as evidências de que o verdadeiro tema de O Assassino do Calendário é a violência doméstica (tema de filmes consagrados como O Iluminado), e não apenas a história de como se combater um serial killer.

De quem Klara está realmente fugindo?

Mesmo tendo recebido a temida ameaça do assassino, a protagonista dá sinais de que a sua fuga vai muito além da primeira impressão. Em dado momento, fica claro que ela está fugindo do marido abusador, após ter passado por um brutal episódio de agressão. Porém, logo em seguida, descobrimos que a fuga de Klara está dentro dela mesma, que planeja por um fim à sua vida por não conseguir mais encontrar meios de lidar com a infernal situação.

Quem na verdade é Jules?

No começo do filme, Jules é posto como um homem preocupado com as mulheres em situação de risco, o que de fato ele é, mas ao longo do filme alguns aspectos do seu comportamento colocam uma pulga atrás da orelha de quem assiste. Ele está o tempo todo preocupado com algum tipo de invasor para o local que entendemos ser a casa dele, sem contar que a sua filha está dormindo em sono profundo demais para uma dormida normal. As peças do quebra-cabeças vão se juntando até o final, quando descobrimos que Jules é na verdade o criminoso que dá título ao filme.

O que são os Jogos de Violência do filme?

No restaurante The Zen, local da alta gastronomia que Martin leva Klara para comemorar o aniversário de casamento deles, há um setor oculto no qual ocorre um tal de “JV”. quando Klara questiona a garçonete a respeito do que se trata, ela responde “Jogos de Violência. Muito exclusivo”. Na verdade, aquilo é uma festa onde mulheres passam por todos os tipos de torturas e, mesmo com a alegação de que elas são bem pagas para se submeterem a esse tipo de coisa, acrescido à alegação de que parte do dinheiro arrecadado vai para fins sociais, fica evidente que qualquer explicação pra o que ocorre ali não passa de um pretexto barato. É nesse local que Klara passa pela humilhação cabal e decida tomar medidas extremas para a sua vida.

O final explicado de O Assassino do Calendário

Por que o serial killer matava as pessoas através de uma data específica?

No início do filme, há a frase “quando sabemos a data da nossa morte, já começamos a morrer”. Quem espera por uma elucubração por parte do criminoso seguindo regras meticulosas para definir o prazo de morte para suas vítimas certamente irá se frustrar. Para a escolha da data, pelo menos no caso específico de Klara, Jules define a o dia de aniversário de casamento dela com Martin, dando ares poéticos para que o relacionamento termine no mesmo dia em que começou.

Qual a real motivação de Jules, O Assassino do Calendário?

Quando trabalhava na central de emergência dos bombeiros, Jules foi surpreendido com a notícia de que sua própria esposa cometeu suicídio, e o fato dela não estar assistindo seus filhos ocasionou num incêndio que se alastrou por todo o apartamento, levando assim a vida das duas crianças do casal no mesmo momento.

A dor por ter perdido seus entes queridos de forma tão trágica fomentou, entre os processos do luto de Jules, um ódio muito grande contra a esposa por ela não ter tratado sua depressão com a eficácia imaginada por ele.

Esse ódio acabou se estendendo a todas as mulheres que não enfrentam seus problemas, pois, na interpretação dele, se as mulheres tivessem um posicionamento mais firme em relação aos seus problemas, elas se tratariam da melhor maneira e não negligenciariam as pessoas inocentes ao seu redor.

Jules passa então a usar o banco de dados disponível na linha de apoio de segurança para mulheres para identificar aquelas que ele julga necessitadas de sua “assistência”.

Martin se safou no final de The Calendar Killer?

A princípio, fica a impressão de que Klara foi extremamente benevolente com as agressões do marido, uma vez que mesmo obrigada a tirar a vida dele para não perder a sua, a mulher ainda se manteve resiliente e não cedeu aos mandos do assassino, poupando assim a vida de Martin. No final do filme, quando tudo aparenta terminar em pizza, o cafajeste é exposto, tendo revelado suas agressões com direito a confissão gravada pela esposa. Em suma, ao invés da morte, ele ficará alguns anos na prisão.

Você acha que essa punição é o suficiente?

Quem matou o Assassino do Calendário no final e como ele é descoberto

Durante o filme, o roteiro nos dá uma falsa pista de quem seria o assassino do calendário. No entanto, descobrimos que esse homem na verdade é o pai de Jules. Claro que, até determinado momento, nada impedia que o homem fosse o criminoso mesmo assim.

Acontece que o pai de Jules já estava desconfiando do comportamento do filho há algum tempo, tentando o tempo todo descobrir seus segredos após o mesmo passar por uma grande tragédia com sua esposa e filhos. Isso fica evidente quando, ao falar com Jules no telefone, seu pai diz que está no restaurante The Zen quando na verdade está na casa de Klara, o que nos faz pensar no por quê dele estar mentindo para o filho.

Porém, o modo como o pai realmente descobriu como o filho era o serail killer foi quando o noticiário, respaldado pelos investigadores, anunciou que uma boa pista para conseguir chegar até o assassino seria através da caligrafia, de acordo com o texto sinistro deixado por Jules no vidro da casa. Especificamente, foi a maneira dele escrever o número “2” que acabou revelando-o.

Em seu ato final, logo antes de Jules tirar a vida de Klara, seu pai então entra no apartamento e atira contra o próprio filho.

Afinal, O Assassino do Calendário é bom ou ruim? Aonde posso assistir?

No Prime Video da Amazon, os assinantes do serviço podem conferir O Assassino do Calendário na íntegra (para assistir, clique aqui). Em relação à qualidade do filme, nosso veredicto é de que o título pode gerar uma expectativa um pouco diferente do que é entregue até o final e, apesar do filme não ser de todo ruim, algumas questões acabam carecendo de melhor lapidação por parte do roteiro. Leia a nossa crítica completa.