A Amazon MGM Studios está desenvolvendo uma adaptação para série de TV de Consider Phlebas (Pense em Phlebas), livro de ficção científica que faz parte série “A Cultura”, do autor escocês Iain M. Banks.
Segundo a Deadline, a produção, que explorará um universo intergaláctico pós-escassez, será escrita e produzida por Charles Yu (Interior Chinatown), com a vencedora do Oscar Chloé Zhao (Nomadland) atuando como produtora executiva.
A trama se passa durante uma guerra entre a utópica sociedade da Cultura e o expansionista Império Idiran. O conflito se intensifica quando uma poderosa IA, a “Mente” de uma Nave da Cultura, se refugia em um planeta proibido. O mercenário metamorfo Horza, contratado pelos Idirans, e a agente Balveda, da divisão de Circunstâncias Especiais da Cultura, competem para recuperá-la, desencadeando uma jornada épica e sangrenta que questiona a relação entre inteligência orgânica e artificial.
Essa não é a primeira vez que a Amazon tenta adaptar “Consider Phlebas”. Em 2018, a empresa anunciou o projeto com Dennis Kelly (Utopia) como roteirista, mas o projeto não avançou. De lá pra cá, o Prime Video expandiu significativamente seu catálogo de ficção científica e fantasia com séries como “O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder”, “The Expanse”, “A Roda do Tempo”, além de “The Boys”, “Periféricos” e “Fallout”.
Charles Yu, responsável pelo roteiro da adaptação, já trabalhou em séries como “Westworld”, “Lodge 49” e “Legion”, além de ser autor do premiado romance “How to Live Safely in a Science Fictional Universe”. Enquanto isso, Chloé Zhao, além de estar envolvida no reboot de “Buffy, a Caça-Vampiros”, dirigiu recentemente o filme “Hamnet”, estrelado por Jessie Buckley e Paul Mescal.
Publicado em 1987, “Consider Phlebas” marcou a estreia de Banks na ficção científica e deu início a uma das mais respeitadas sagas do gênero. O projeto televisivo da Amazon promete trazer sua visão complexa e filosófica para uma nova audiência.
via Deadline.