Alice: curta brasileiro é selecionado para o Festival Hot Docs Alice: curta brasileiro é selecionado para o Festival Hot Docs

Alice: curta brasileiro é selecionado para o Festival Hot Docs

O curta-metragem documental “Alice”, dirigido pelo cineasta brasileiro Gabriel Novis, foi selecionado para o Festival Hot Docs, que acontece em Toronto, Canadá, entre os dias 24 de abril e 4 de maio. Um dos mais importantes festivais de documentários do mundo, o Hot Docs é um dos caminhos para restringir ao Oscar na categoria.

O documentário retrata a história de Alice, multiartista trans alagoana e amiga de infância do diretor, e sua jornada de retorno surfe como uma forma de lidar com o luto pela morte do pai. Uma narrativa, contada sob a perspectiva do próprio protagonista, revela suas vivências em locais marcantes de sua juventude em Alagoas, enquanto questiona a elitização, a misoginia e a transfobia presentes na comunidade surfista.

“Eu tinha muitas coisas guardadas dentro de mim e o filme surgiu como uma oportunidade de designadas-las com o mundo. Espero que ele promova o diálogo sobre temas que são muito necessários e ajude outras pessoas a encontrar o seu caminho”, explica Alice.

Gabriel Novis, finalista do Young Guns 2022 e reconhecido por seus trabalhos com grandes marcas como Nike, Adidas, Disney e Louis Vuitton, decidiu fazer o filme movido por um incômodo pessoal. Como surfista e ex-fotógrafo de revistas renomadas do segmento, ele testemunhou a falta de acessibilidade e o preconceito no meio. “Alice é uma voz poderosa, que levanta um debate importante para a comunidade do surfe. Coube a mim apenas abrir as portas desse universo para que ela conte sua própria história”, afirma o diretor.

Com uma abordagem cinematográfica marcada por imagens ricas e sensíveis, Novis construiu um retrato íntimo e poético, reforçando seu estilo de direção que mistura aventura, descoberta e humanidade. O filme promove um debate urgente sobre diversidade e inclusão no surfe, enquanto celebra a resiliência e a arte de Alice.

“Alice” é mais um projeto da aclamada produtora MyMama Entertainment, responsável por obras como “Medusa”, Quinzena dos Realizadores em Cannes, “Amarela”, indicada à Palma de Ouro de Melhor Curta-Metragem, e “Vitória”, um Original Globoplay, coproduzido com a Conspiração Filmes e distribuído pela Sony Pictures, que traz Fernanda Montenegro em seus 95 anos como protagonista em uma atuação potente e aclamada pela crítica.

via MyMama.