Disponível na Netflix, Revelações (Gyesirok, 2025) é um longa de suspense sul coreano dirigido por Yeon Sang-ho, responsável por Invasão Zumbi, longa de 2016 que recebeu diversos elogios à época do lançamento, rendendo inclusive uma continuação. No filme, temos a história do jovem pastor Min-chan (Ryu Jun-yeol) lutando para crescer na hierarquia da igreja da qual faz parte, ao mesmo tempo em que precisa lidar com uma delicada questão matrimonial. As coisas tomam proporções catastróficas conforme uma ameaçadora figura sequestradora de crianças passa a aterrorizar o local, enquanto a traumatizada detetive Yeon-hee (Shin Hyeon-bin) tenta seguir os seus passos no intuito de impedir novos crimes. Neste final explicado, vamos buscar a análise das principais questões deixadas pelo filme.
Qual o significado do título Revelações (Gyesirok)?
Devido às peripécias de Min-chan, que age de forma pra lá de qualquer limite da lei em nome de Deus, o título Revelações acaba sendo bastante conveniente quando encontramos a produção no catálogo da Netflix. No entanto, se pensarmos no nome original do filme, a tradução de Gyesirok é “crianças”, o que nos diz algumas coisas a mais:
- A vítima inicial do filme, A-yeong, é uma criança, e o criminoso que foi solto tem a predileção justamente por elas ao escolher suas vítimas,
- a detetive Yeon-hee, por sua vez, é carregada por uma culpa nutrida desde a infância devido à morte da irmã, que não resistiu aos traumas psicológicos após escapar do abusador, chegando a tirar a própria vida;
- o próprio criminoso inicial, Kwon Yang-rae (Shin Min-jae) é do jeito que é devido a uma série de circunstâncias abusivas que ocorrem consigo desde a infância, desde violência física até outras que nem precisamos mencionar aqui.
Apofenia e Pareidolia: o que são os fenômenos apresentados em Revelações?
Um dos pontos mais intrigantes do filme é certamente o fato do pastor Min-chan enxergar imagens divinas em paisagens sem uma relação aparente, como paredes e cachoeiras. Mais ao final do filme, é explicado que trata-se de um fenômeno psicológico chamado apofenia, que de um modo geral pode ser explicado como a tendência do cérebro humano de perceber padrões, conexões ou significados em informações aleatórias ou sem relação. Em Revelações, ocorre com o pastor a pareidolia, que é um tipo específico de apofenia. A pareidolia, por sua vez, são padrões familiares em estímulos visuais ou sonoros aleatórios. É por isso que Min-chan enxergava justamente Jesus Cristo em suas alucinações.
Vale ressaltar, no entanto, que qualquer tipo de apofenia pode ocorrer em pessoas mentalmente saudáveis, apesar do termo ter sido cunhado pelo psiquiatra alemão Klaus Conrad em 1958 para descrever a percepção em pessoas com esquizofrenia.
Alguns dos outros tipos de apofenia para além da pareidolia são:
- Ilusão de correlação: Acreditar que dois eventos aleatórios estão relacionados, mesmo sem evidências. Isso ocorre, por exemplo, quando alguém pensa que toda vez que usa uma camisa específica, seu time de futebol vence.
- Gambler’s Fallacy (Falácia do Apostador): A crença de que eventos passados influenciam eventos futuros em processos aleatórios. Por exemplo, acreditar que, após várias rodadas em que a roleta caiu no preto, a próxima jogada tem mais chance de cair no vermelho.
- Clustering Illusion (Ilusão de Agrupamento): Ver padrões em pequenas amostras de dados aleatórios, como enxergar padrões em números da loteria ou achar que certos dias são “mais sortudos” do que outros.
- Conspiração Apofênica: A tendência de conectar eventos desconexos para formar uma narrativa conspiratória, como acreditar que coincidências entre notícias e acontecimentos políticos são evidências de uma grande conspiração.
- Numerologia e Significados Ocultos: A interpretação exagerada de números e padrões numéricos, como associar placas de carro ou horários específicos (exemplo: ver 11:11 no relógio) a mensagens ocultas ou destinos predestinados.
- EVP (Electronic Voice Phenomena): A percepção de palavras ou mensagens ocultas em sons estáticos ou ruídos de fundo, como acreditar que gravações de rádio ou televisão contêm mensagens de espíritos ou extraterrestres.

O final explicado de Revelações (Gyesirok): o que acontece com Min-chan após a prisão? O que ele vê na parede?
No final de Revelações, a detetive Yeon-hee acaba encontrando Kwon Yang-rae em uma construção abandonada, todo amarrado e ferido pelo pastor, que aparece para confronta-la e armar uma falsa cena de crime. Ao conseguir enfrentar o pastor, Kwon Yang-rae acaba caindo para a morte enquanto Yeon-hee tanta salvá-lo, pois o maníaco continha a única pista para encontrar a menina sequestrada. Mesmo não conseguindo evitar a morte de Kwon, a detetive consegue a pista que acaba fazendo toda a diferença para ela identificar o local do cativeiro de A-yeong.
No final, Min-chan está finalmente preso após cometer diversos crimes, mas não há margem para afirmarmos que ele se curou. Pelo contrário, a sua pareidolia está ainda mais aleatória agora pois, se antes ele enxergava o próprio Jesus Cristo por aí, no final de Revelações lhe é apresentado uma figura que inicialmente até se assemelha ao filho de Deus, mas logo em seguida vai tomando outras formas até se transformar em algo bizarro. Neste ponto, podemos entender que se trata do próprio diabo na cabeça de Min-chan. Já na perspectiva de uma pessoa normal, certamente não dá para esperar coisa boa dali.
Revelações vai ter sequência? Onde posso assistir ao filme?
Disponível na Netflix (clique aqui para assistir, caso seja assinante), Revelações chegou ao serviço tanto no Brasil quanto em diversos outros países no último dia 21 de março de 2025. Dado o desfecho da trama e conclusão das subtramas apresentadas, exceto pelo final ambíguo com Min-chan, fica difícil apostar que a história de Gyesirok vai ter sequência. Claro que não faz mal recordar que Yeon Sang-ho acabou dirigindo uma sequência para Invasão Zumbi, intitulado Invasão Zumbi: Península (2020), quando a maioria pensava que não haveria uma continuidade para o longa de 2016.