Quem assistir Capitão América: Admirável Mundo Novo, irá se deparar com uma personagem um tanto inesperada mas que rouba a cena em alguns momentos: Ruth Bat-Seraph, interpretada pela atriz israelense Shira Haas no filme da Marvel que chega esta semana aos cinemas.
Mas afinal, quem é Ruth Bat-Seraph?
Também conhecida como Sabra, Ruth Bat-Seraph é uma super-heroína da Marvel Comics. Ela apareceu pela primeira vez em The Incredible Hulk #250 (1980) e é uma mutante israelense com habilidades aprimoradas, incluindo força sobre-humana, resistência e reflexos aumentados. Além disso, ela pode canalizar sua energia vital para aumentar sua força momentaneamente ou para disparar rajadas de energia.
Sabra é uma agente do Mossad, a agência de inteligência nacional de Israel, e frequentemente representa o país em missões internacionais. Sua caracterização frequentemente reflete as complexidades políticas do Oriente Médio, tornando-a uma figura controversa em algumas histórias. Ela já teve interações com diversos heróis da Marvel, incluindo o Hulk e os X-Men.

Qual é a participação de Sabra em Capitão América: Admirável Mundo Novo?
No filme da Marvel Studios, a personagem é uma funcionária imediata do presidente dos EUA, Thaddeus Ross (Harrison Ford), de quem goza um forte prestígio, tendo assim forte autonomia para agir em suas missões. Ao longo da trama, Ruth passa de uma inimiga de Sam Wilson (Anthony Makie) para aliada do Capitão América, conforme vai tomando ciência das tramoias do vilão Samuel Sterns (Tim Blake Nelson).
Também é mencionado que Ruth Bat-Seraph fez parte do mesmo programa de treinamento de Natasha Romanoff, a Viúva Negra, o que confere a ela habilidades sobre humanas e técnicas de luta e espionagem apuradas no MCU.
Além de ser uma mutante e ter aparecido em quadrinhos dos X-Men, vale lembrar que em Capitão América: Admirável Mundo Novo, os mutantes são referenciados através do metal Vibranium, objeto de desejo de diversos países e que motiva as articulações do acordo pela Ilha Celestial, consequência direta do filme Eternos (2021).
E quem é Shira Haas?
Nascida em 11 de maio de 1995 em Tel Aviv, Israel, Shira Haas faz sua primeira aparição como Ruth Bat-Seraph em Capitão América 4, tendo participado anteriormente das séries Corpos e Nada Ortodoxa, ambas da Netflix.
Heroína israelense em Capitão América 4 gerou polêmica há alguns anos
Infelizmente, não temos a personagem devidamente trajada no filme, e talvez isso se dê por conta do medo da Disney (dona da Marvel) em gerar desagrado com diversos grupos. Em 2022, tivemos diversos protestos a respeito de termos uma heroína de Israel presente num filme desse porte, algo que, segundo alegaram alguns grupos, serviria como uma glorificação do exército israelense.
No entanto, embora tenha diversas passagens ao longo dos anos nas HQs da Marvel, há um momento específico no qual o próprio Incrível Hulk bota a personagem para refletir (e é triste constatar que o problema está longe de uma solução nos dias de hoje):

Com direção de Julius Onah, o novo filme da Marvel, Capitão América 4, começa com Thaddeus Ross recém-empossado presidente dos EUA. Figura controversa, o ex-general precisa firmar um grande acordo internacional sobre a Ilha Celestial para fortalecer seu mandato. Paralelamente, Sam Wilson também busca afirmação como Capitão América, após a aposentadoria de Steve Rogers. O trabalho conjunto entre herói e presidente gera desconfiança, e um atentado na Casa Branca se torna o estopim de uma intrincada trama política com grande potencial destrutivo. Leia a nossa crítica aqui.