Está disponível na Netflix o suspense coreano Revelações (Gyesirok, 2025), novo filme dirigido por Yeon Sang-ho, responsável pelo sucesso Invasão Zumbi (2016). Referência no terror desde então, Yeon Sang-ho usa seu prestígio para entregar uma obra que não atinge seu ápice narrativo – ainda que levante boas discussões.
Na história, temos o jovem pastor Min-chan (Ryu Jun-yeol) lutando para crescer na hierarquia da igreja da qual faz parte, ao mesmo tempo em que precisa lidar com uma delicada questão matrimonial. As coisas tomam proporções catastróficas conforme uma ameaçadora figura sequestradora de crianças passa a aterrorizar o local, enquanto a traumatizada detetive Yeon-hee (Shin Hyeon-bin) tenta seguir os seus passos no intuito de impedir novos crimes.
Apofenia e pareidolia comandam os acontecimentos de Revelações
É interessante como o diretor coloca fenômenos psicológicos como catalisadores dos principais acontecimentos do filme, brincando com a expectativa do espectador. O pastor maluco começa a enxergar Deus de um modo um tanto conveniente no que o psiquiatra no final explica se tratar de uma pareidolia, um tipo de apofenia (quando o cérebro humano percebe padrões, conexões ou significados em informações aleatórias ou sem relação) ocorrida de um modo corriqueiro com todos nós. É como quando vemos o formato das nuvens no céu e associamos com alguma outra coisa.
No caso de Min-chan, a coisa vai um pouco além: a cada ato ilícito, o pastor ao mesmo tempo enxerga a imagem de Jesus Cristo em algum lugar, e curiosamente interpreta o “sinal” como uma permissão para continuar agindo através da misteriosa e às vezes incompreensível às pessoas comuns “vontade de Deus”. Logicamente, se trata de um personagem desviado da sua fé por pressões externas como ambição por cargos melhores na igreja ou reação a uma frustração amorosa, e essas questões acabam sendo levantadas de um modo bastante escancarado.
Os demais nomes no elenco de Gyesirok entregam boas performances, nada digno de nota, mas um bom destaque vai para Shin Min-jae, que interpreta Kwon, encarnando muito bem uma figura de passado caótico e atos monstruosos.
Vale a pena assistir Revelações na Netflix?
Numa análise da obra como suspense, sendo essa a proposta essencial, a coisa não empolga tanto quanto em outros filmes seja do gênero ou até do mesmo diretor. Há toda uma atmosfera densa, sem dúvidas, mas o roteiro assinado por Yeon Sang-ho em colaboração com Kyu-Seok Choi não entrega de modo pleno todas as cartas apresentadas para um ótimo thriller, sendo elas alucinações, saúde mental, crime não solucionado e traumas passados.