De acordo com a “Pesquisa da Indústria WEBTOON 2024” publicada pelo Ministério da Cultura, Esportes e Turismo (MCST) e pela Agência Coreana de Conteúdo Criativo (KOCCA) em 2 de dezembro, a indústria de WEBTOON da Coreia do Sul registrou vendas totais de aproximadamente US$ 1,5 bilhão em 2023, um aumento de 19,7% em relação aos cerca de US$ 1,24 bilhão do ano anterior. Este é o primeiro ano em que a indústria ultrapassa a marca de US$ 1,5 bilhão em receita anual.
Desde que o MCST e a KOCCA começaram a acompanhar os dados da indústria em 2018, o mercado tem apresentado crescimento constante. Em 2017, as vendas totais eram de cerca de US$ 258 milhões. Em 2020, esse número superou US$ 716 milhões e subiu para aproximadamente US$ 1,02 bilhão no ano seguinte.
A maior parte da receita de 2023 veio de provedores de plataforma, que registraram cerca de US$ 959 milhões em vendas totais, representando 64,4% do mercado geral. Isso representa um aumento de 25,0% em relação aos cerca de US$ 767 milhões em 2022.
Quanto aos destinos de exportação, o Japão liderou com 40,3% do total, seguido pela América do Norte (19,7%), região da Grande China (15,6%), Sudeste Asiático (12,3%) e Europa (8,2%).
O que é WEBTOON ?
É o nome coreano dado às webcomics sul-coreanas. São quadrinhos que são publicados na internet em um país com forte presença da tecnologia. De forma resumida, é como os quadrinhos conseguiram se adaptar na era da internet.
via Anime News Network.