O jogo gratuito Spectre Divide, desenvolvido pelo estúdio Mountaintop, será encerrado nos próximos 30 dias, apenas seis meses após seu lançamento em setembro de 2024 e semanas após sua estreia no PlayStation 5 e Xbox Series. O anúncio foi feito pelo CEO do estúdio, Nate Mitchell, que explicou que o jogo não alcançou o sucesso financeiro necessário para se manter sustentável.
Mitchell destacou que, apesar de um início promissor com mais de 400 mil jogadores e um pico de 10 mil jogadores simultâneos, o interesse da comunidade diminuiu ao longo do tempo. “Infelizmente, o lançamento da primeira temporada não alcançou o nível de sucesso que precisávamos para manter o jogo e o Mountaintop à tona”, afirmou. O estúdio explorou várias opções, como encontrar uma editora, investimento adicional ou até mesmo uma aquisição, mas não conseguiu viabilizar a continuidade do projeto.
Todos os jogadores que gastaram dinheiro no jogo desde o lançamento da Temporada 1 serão reembolsados. Os servidores de “Spectre Divide” ficarão offline nos próximos 30 dias, e as operações do estúdio Mountaintop serão encerradas até o final desta semana.
O encerramento de “Spectre Divide” reflete os desafios enfrentados por muitos estúdios independentes em um mercado altamente competitivo e em constante mudança. Mitchell ressaltou que “a indústria está numa situação difícil neste momento”, destacando as dificuldades financeiras e a necessidade de um engajamento sustentável da comunidade para manter jogadores ao vivo.
via Mountaintop Studios.