Sam Mendes dirige documentário sobre liberação de Bergen-Belsen, marcando 80 anos do Holocausto Sam Mendes dirige documentário sobre liberação de Bergen-Belsen, marcando 80 anos do Holocausto

Sam Mendes dirige documentário sobre liberação de Bergen-Belsen, marcando 80 anos do Holocausto

O vencedor do Oscar Sam Mendes está dirigindo seu primeiro documentário, intitulado What They Found, que conta a história de dois membros da Unidade de Cinema e Fotografia do Exército Britânico que acompanharam as tropas na liberação do campo de concentração de Bergen-Belsen. O documentário será exibido na BBC Two e no iPlayer em abril de 2025, marcando o 80º aniversário da liberação do campo.

Produzido pela Lightbox, de Simon Chinn e Jonathan Chinn, em associação com a Neal Street Productions (de Mendes e Pippa Harris) e os renomados Imperial War Museums, o filme acompanha os sargentos Mike Lewis e Bill Lawrie. Em abril de 1945, eles foram enviados ao que pensavam ser um hospital de tifo no norte da Alemanha, mas descobriram os horrores de Bergen-Belsen. Suas filmagens históricas revelaram ao mundo pela primeira vez a realidade do Holocausto.

À Deadline, Mendes explicou que: “Usando apenas as vozes e as filmagens feitas por dois cinegrafistas do exército britânico durante os estágios finais da Segunda Guerra Mundial, espero que este documentário ofereça uma perspectiva única sobre a descoberta dos horrores de Belsen e a realidade do Holocausto.”

Simon e Jonathan Chinn destacaram a importância do projeto em um momento em que pesquisas mostram que muitos jovens desconhecem o Holocausto ou questionam sua veracidade. “Sam Mendes criou um registro poderoso e inegável desses eventos,” disseram.

Dr. James Bulgin, do Imperial War Museums, ressaltou que as filmagens vistas no documentário deixaram uma marca indelével no mundo e que o filme oferece contexto crítico a partir da perspectiva única daqueles que testemunharam os eventos.

Para a BBC, Simon Young, chefe de comissionamento de história, afirmou: “Não há maneira mais adequada de marcar o aniversário da liberação do que trabalhar com Sam Mendes e sua equipe para criar uma visão chocante do que os libertadores encontraram.”

“What They Found” marca a estreia de Sam Mendes como diretor de documentários. O aclamado cineasta já dirigiu o premiado filme de guerra 1917, que venceu três Oscars.

via Deadline.