A cópia restaurada e remasterizada de “Onda Nova”, segundo longa da trilogia dos diretores Ícaro Martins e José Antonio Garcia, será exibida na sala 1 do Cinema do Dragão a partir desta quinta-feira, 27 de março.
O filme traz a história das jogadoras do tempo Gayvotas Futebol Clube, no ano em que o futebol feminino foi regulamentado no Brasil. Ainda que não seja tratado diretamente de política, ao colocar o desejo como afirmação de identidade e de vida, “Onda Nova” é a própria negação da ditadura vigente na época. Por isso, foi censurado pelo governo militar no seu lançamento em 1983 por ser considerado ‘amoral’ e interditado integralmente”, conta Martins em material de imprensa divulgado pela distribuidora. O filme só poderia ser lançado um ano depois, o que prejudicou muito sua carreira comercial, retornando agora ao circuito comercial em versão restaurada e remasterizada em 4k.
Outras estreias no Cinema do Dragão são: “Vitória”, longa dirigido por Andrucha Waddington e protagonizado por Fernanda Montenegro; “A Batalha da Rua Maria Antônia” , dirigido por Vera Egito – a história, contada em preto e branco, retrata como 24 horas da “batalha” entre estudantes e professores contra o Comando de Caça aos Comunistas na histórica Rua Maria Antônia, em São Paulo, em outubro de 1968; e “Maré Alta”, de Marco Calvani – drama sobre um imigrante brasileiro que se muda para Provincetown, nos EUA, em busca de novas oportunidades de emprego e fugindo de um contexto familiar repressivo à sua sexualidade.
Sinopse: “Onda Nova, 1983, é uma comédia erótica e anárquica que reúne histórias das jogadoras do Gayvotas Futebol Clube, uma época de futebol feminino recém-formado em plena ditadura militar, no ano em que o esporte foi regulamentado no Brasil, depois de ter sido banido por 40 anos. Com o apoio de jogadores renomados da época como Casagrande, Pitta e Wladimir, a sociedade enfrenta os preconceitos de uma conservadora. Paralelamente, lidam com seus problemas pessoais e familiares, e se preparam para um simbólico jogo internacional contra a seleção italiana.”
Para mais informações sobre as estreias, confira o site do Cinema do Dragão.
Sala 1 – Sessões de “Onda Nova”:
- Quinta (27/03) – 17h40
- Sexta (28/03) – 19h40
- Sábado (29/03) – 19h40
- Domingo (30/03) – 19h40
- Terça (01/04) – 19h30
- Quarta (02/04) – 19h40