O filme brasileiro O Último Azul, dirigido por Gabriel Mascaro (Boi Neon, Divino Amor), foi premiado com o Urso de Prata – Grande Prêmio do Júri na 75ª edição do Festival de Berlim (Berlinale), um dos mais importantes eventos de cinema do mundo.
O longa, que também recebeu o Prêmio do Júri Ecumênico e o Prêmio do Júri de Leitores do Berliner Morgenpost, foi elogiado por sua abordagem sensível e humanista sobre temas como envelhecimento, liberdade e resistência.
Protagonizado por Denise Weinberg, com Rodrigo Santoro, Adanilo e a atriz cubana Miriam Socarrás, o filme se passa em um Brasil quase distópico, onde idosos são enviados para uma colônia habitacional. A trama acompanha Tereza (Weinberg), uma mulher de 77 anos, em sua jornada para realizar seu último desejo antes do exílio compulsório.
Mascaro destacou a importância do prêmio: “Muitos filmes que me inspiraram como cineasta estrearam aqui. ‘O Último Azul’ fala sobre o direito de sonhar e a crença de que nunca é tarde para encontrar um novo significado na vida.”
A produção, uma coprodução entre Brasil, México, Chile e Países Baixos, contou com o apoio da Globo Filmes e será distribuída no Brasil pela Vitrine Filmes, com estreia prevista para 2025.
Mais cedo, o documentário Hora do Recreio, dirigido por Lucia Murat, recebeu uma Menção Especial do Júri Jovem na Mostra Generation 14 Plus do Festival de Berlim.
“O Último Azul” já foi adquirido por mais de 15 países
Segundo a Variety, a Lucky Number, empresa responsável pela comercialização internacional de “O Último Azul”, já vendeu o longa para diversas distribuidoras estrangeiras. São elas: Alemanha (Alamode), França (Paname), Benelux (Imagine), Espanha (Karma), Suíça (Xenix), Portugal (Nitrato), Suécia (Triart), Dinamarca (Camera), Noruega (Arthaus), Países Bálticos (A-One), Polônia (Aurora), República Tcheca e Eslováquia (Film Europe), Ex-Iugoslávia (MCF Megacom), Bulgária (Beta), Hungria (Mozinet), Israel (Lev), Austrália e Nova Zelândia (Palace), Indonésia (Falcon).
Além disso, há negociações com distribuidores dos Estados Unidos, Reino Unido, Itália, Oriente Médio, Turquia, Grécia e Ásia. No México, a distribuição é da Pimienta.
Ver essa foto no Instagram
via Primeiro Plano.