Inventário de Imagens Perdidas, filme brasiliense de Gustavo Galvão, fará sua estreia nos cinemas no dia 8 de maio.
Gustavo Galvão decidiu filmar o filme em reação a um país que testemunhava o avanço da extrema-direita e aos desafios vividos pelo cinema brasileiro naquele momento dramático, no início de 2021. O projeto do longa foi construído no set de filmagem com a colaboração de toda a equipe e a história está centrada em um cineasta recém-falecido e sua ex-aluna surpreendida por uma revolução fundamentalista. As filmagens ocorreram no interior do Rio Grande do Sul.
Confira o trailer abaixo:
Ver essa foto no Instagram
Imagens e falas em OFF foram captadas a partir de uma linha narrativa mínima, com o objetivo de potencializar a criação na montagem e na finalização de som. Este processo instigou a reflexão sensorial sobre o universo subjetivo das personagens diante de uma guerra civil num futuro próximo. A ressignificação de códigos da “era das imagens” e o embate do íntimo com o externo configuram a essência não-conformista deste filme-desabafo, que estreia dia 08 de maio em cinemas pelo Brasil, inclusive em São Paulo, Brasília e Porto Alegre.
“Inventário de Imagens Perdidas” recebeu os prêmios de melhor longa-metragem, melhor atriz (Maria Galant) e melhor montagem (Cristiane Oliveira e Tula Anagnostopoulos) no Festival de Cinema de Ribeirão Preto e participou de vários eventos internacionais, como o 41º Festival Cinematográfico Internacional del Uruguay (onde o filme estreou, em abril de 2023), a 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, o 38º Festival Ibero-Latino Americano di Trieste (Itália) e o 7º Santiago del Estero Film Fest (Argentina), entre outros.
“Inventário de Imagens Perdidas” terá duas pré-estreias abertas ao público. A primeira será em Brasília, dia 29 de abril, no Cine Brasília. A pré-estreia em São Paulo será no dia 06 de maio, no Espaço Petrobras de Cinema. Os ingressos para essas duas sessões serão gratuitos e os espectadores poderão participar de um debate com a equipe do filme – diretor e elenco.
via 400 Filmes.