Segundo a Deadline, o ator John Lithgow, vencedor de seis prêmios Emmy, está em negociações finais para interpretar o Professor Albus Dumbledore na aguardada adaptação para TV de Harry Potter, produzida pela HBO. A emissora não confirmou oficialmente a informação, mas reconheceu que rumores sobre o elenco são esperados e que detalhes serão divulgados conforme os contratos forem fechados.
Dumbledore, um dos personagens mais icônicos da saga, foi interpretado anteriormente por Richard Harris e Michael Gambon nos filmes, além de Jude Law na franquia Animais Fantásticos. Embora Lithgow seja americano, ele já interpretou personagens britânicos, incluindo Winston Churchill na série “The Crown”, papel que lhe rendeu seu Emmy mais recente.
O interesse na escolha do elenco tem sido intenso, com especulações sobre atores como Paapa Essiedu (Gangues de Londres) para o Professor Snape, Sharon Horgan ou Lesley Manville para Minerva McGonagall, Brett Goldstein (Ted Lasso) para Hagrid, Phoebe Waller-Bridge (Fleabag) para tia Petúnia e até Cillian Murphy (Oppenheimer) para Voldemort, com o apoio de Ralph Fiennes, que deu vida ao vilão nos filmes. Além disso, cerca de 32.000 crianças enviaram audições para os papéis principais de Harry, Hermione e Ron.
John Lithgow, indicado duas vezes ao Oscar, tem uma carreira consolidada no cinema, teatro e TV. Recentemente, participou do filme “Conclave”, exibido no Festival de Sundance, e da série “The Old Man”, do FX. Ele também reprisou seu icônico papel de Trinity Killer em “Dexter: New Blood” e está envolvido na narração de uma possível série prelúdio do personagem.
O que se sabe até o momento sobre a série de Harry Potter
O elenco infantil para interpretar Harry, Hermione e Ron ainda não foi divulgado, mas Lucy Bevan – que trabalhou em “Barbie”, “The Batman” e “Cruella”, está realizando uma triagem ágil, com a seleção final prevista para ser revelada em breve. Segundo os produtores, o elenco infantil enfrentará condições rigorosas de trabalho para garantir sua proteção, seguindo leis trabalhistas específicas para atores mirins no Reino Unido.
Com a escritora J.K. Rowling envolvida como produtora, o roteiro contará com a colaboração de Laura Neal (Killing Eve), enquanto a produção terá como base o estúdio Warner Bros. em Leavesden, já conhecido pelas filmagens dos filmes originais.
Francesca Gardiner e Mark Mylod, dupla que esteve na premiada e elogiada série “Succession”, também da HBO, estão no roteiro, direção e produção da série. Neil Blair (Barbie, Wonka, As aventuras de Paddington), Ruth Kenley-Letts (Sra. Wilson) e David Heyman (trilogia Animais Fantásticos) atuam como produtores executivos.
A série de “Harry Potter” foi descrita por Casey Bloys, CEO da HBO, como uma adaptação fiel dos livros de J.K. Rowling, explorando profundamente cada volume. O lançamento da primeira temporada pode chegar no fim de 2026, com exclusividade na HBO e Max.
via Deadline.