As Linhas Tortas de Deus, filme de 2022 da Netflix ganha final explicado As Linhas Tortas de Deus, filme de 2022 da Netflix ganha final explicado

As Linhas Tortas de Deus: Final Explicado e mais reflexões tortuosas

Lançado em 2022 e disponível no catálogo da Netflix, As Linhas Tortas de Deus (Los renglones torcidos de Dios, 2022) é um ótimo exemplo de thriller psicológico que vai deixar o espectador encucado com o final. Dirigido por Oriol Paulo, o filme acompanha Alice, uma mulher que está internada em um hospital psiquiátrico seguindo as pistas referentes a um caso de homicídio. ocorrido há algum tempo na instituição. Neste final explicado, vamos explorar os mistérios do longa.

As Linhas Tortas de Deus: Qual o significado do título do filme?

Em dado momento, num diálogo entre o diretor do sanatório e o delegado de polícia, o diretor questiona se o policial acredita em Deus. Ao receber uma resposta afirmativa, o diretor continua seu raciocínio, afirmando que os pacientes da instituição são como linhas tortas na criação de Deus, e que não há motivos para que saia dali qualquer escândalo envolvendo a morte de um paciente assassinado, pois o culpado certamente seria uma pessoa a ser jogada ali, com seus pares.

Alice Gould: detetive ou paciente?

Desde o início de As Linhas Tortas de Deus, a protagonista se apresenta como uma investigadora disfarçada, mas o filme gradualmente planta dúvidas sobre sua história. Um dos grandes mistérios é se Alice realmente foi enviada ao hospital para resolver um caso ou se sua internação foi uma armação. Documentos do diretor do sanatório sugerem que Alice sofre de paranoia e delírios de grandeza, mas ela se defende com argumentações lógicas.

Ao longo da trama, Alice tenta provar sua versão dos fatos enquanto interage com pacientes e a equipe médica. Sua inteligência e habilidade de dedução parecem plausíveis, mas as informações conflitantes tornam difícil determinar se sua missão é real ou apenas fruto de sua mente.

Porém, uma análise minuciosa a respeito da atuação de Alice pode indicar que, na realidade, sua sagacidade faz com que ela seja tanto paciente quanto uma detetive no local. Continue conosco pra entender tudo!

O mistério da morte no passado: Del Olmo se matou ou foi assassinado?

A protagonista de As Linhas Tortas de Deus acredita que um crime ocorreu dentro do hospital e que sua investigação foi solicitada para descobrir o culpado. Contudo, à medida que novas peças do quebra-cabeça surgem, a existência do assassinato se torna questionável. O próprio hospital parece manipular informações, e a narrativa joga com a possibilidade de que tudo não passe de um delírio de Alice. Esse jogo de ilusões mantém o espectador preso até os últimos minutos.

Para nos deixar atentos à questão da morte ocorrida no passado, o filme nos joga cenas que se passam em outra linha do tempo que não a normal do filme, nos levando a crer que se tratam de flashbacks. Porém, conforme a narrativa avança, descobrimos que essas cenas na verdade são do futuro, mais especificamente da noite na qual Alice executa seu plano de fuga.

O final explicado de As Linhas Tortas de Deus

As Linhas Tortas de Deus deixa aberta a possibilidade de que Alice conseguiu manipular todos ao seu redor e convencer a equipe médica de sua sanidade. Por outro lado, também há a interpretação de que tudo foi parte de sua mente e que sua “saída” não passa de um delírio final. Essa ambiguidade é um dos grandes trunfos da narrativa, permitindo múltiplas leituras e discussões.

O médico que deu o diagnóstico necessário para Alice ser internada no sanatório é, na verdade, o mesmo homem que acompanha a protagonista até a porta da instituição no início do filme, sendo que até então ela acreditava se tratar do senhor Del Olmo, pai do paciente morto no passado. Ao descobrir que o homem na verdade é seu médico, o roteiro deixa em aberto as possibilidades.

Particularmente, eu fico com a interpretação de que Alice sofreu sim um golpe do marido para ser internada no sanatório conforme é apresentado nos flashbacks do filme. No entanto, não fica claro que essa internação foi pelo bem ou pelo mal dela. Se foi pelo mal, ou seja, para pegar sua fortuna, o plano do marido precisaria estar envolvendo o falso senhor Del Olmo, que na realidade é o doutor Donadio.

Mas, há também a possiblidade de que o marido tenha agido em conjunto com o Dr. Donadio para que eles conseguissem enfim internar uma paciente com reais necessidades de tratamento para algum transtorno mental, e isso não é respondido em As Linhas Tortas de Deus.

Remo ou Rómulo: Qual dos gêmeos morre e por que?

Em dado momento do filme As Linhas Tortas de Deus, Alice está prestes a ser violentada pelo Gnomo, quando é prontamente defendida por Rómulo, que a salva dando uma paulada na cabeça contra o seu agressor. Isso desperta a ira do principal parceiro de Gnomo, o homem descrito como “Homem Elefante”, que aproveita a rebelião promovida por Alice para adentrar ao quarto dos gêmeos para se vingar. Acontece que, sem saber distinguir qual dos dois é Remo ou Rómulo, o homem acaba matando Remo, e Alice usa suas habilidades detetivescas para resolver o crime e entregar o culpado às autoridades. Em contrapartida, ela mesma acaba não finalizando a sua fuga e acaba no sanatório até o final do filme.

As Linhas Tortas de Deus vai ter sequência? Onde assistir ao filme?

Levando em conta o intencional final ambíguo do filme dirigido por Oriol Paulo, é seguro afirmar que a narrativa do longa é devidamente encerrada na cena de fechamento. Sendo assim, não há intenção e tampouco motivos para dizer que As Linhas Tortas de Deus vai ter sequência. Para você assistir a produção na íntegra, basta se assinante da Netflix e clicar aqui.