Os termos first-party, second-party e third-party são usados para descrever a relação entre os desenvolvedores de jogos e os fabricantes de consoles ou publishers. Essas categorias ajudam a entender a dinâmica da indústria dos games, desde os títulos exclusivos até os grandes lançamentos multiplataforma.
First-Party
Definição: São desenvolvedoras que pertencem a uma empresa que fabrica consoles, como Nintendo, Sony e Microsoft.
Características:
- Produzem jogos exclusivos para seus próprios consoles.
- Têm acesso direto aos recursos do hardware e suporte da fabricante, o que pode resultar em jogos altamente otimizados.
- Os jogos podem ser desenvolvidos internamente, como “The Legend of Zelda” (Nintendo) ou “Halo” (Microsoft), ou por estúdios externos que trabalham exclusivamente para a plataforma, como “Spider-Man” da Insomniac Games (antes da aquisição pela Sony).
Exemplos:
- Nintendo: “Super Mario”, “Zelda”, “Metroid”
- Sony: “The Last of Us” (Naughty Dog), “God of War” (Santa Monica Studio)
- Microsoft: “Halo” (343 Industries), “Forza Horizon” (Playground Games)
Second-Party
Definição: São desenvolvedoras independentes, mas que possuem uma relação contratual com uma fabricante de consoles para desenvolver jogos exclusivos.
Características:
- Recebem financiamento e suporte da empresa dona do console, mas não pertencem a ela.
- Seus jogos são frequentemente exclusivos de uma plataforma, mas o estúdio ainda tem autonomia.
- Alguns estúdios começam como second-party e depois são adquiridos, tornando-se first-party.
Exemplos:
- Insomniac Games (“Spider-Man”, “Ratchet & Clank”) antes de ser adquirida pela Sony.
- Rare (“Banjo-Kazooie”, “Sea of Thieves”) que já foi uma second-party da Nintendo antes de ser comprada pela Microsoft.
- Game Freak (“Pokémon”), que desenvolve exclusivamente para a Nintendo, mas é independente.
Third-Party
Definição: São desenvolvedoras independentes, que publicam jogos para múltiplas plataformas sem vínculo exclusivo com uma fabricante de consoles.
Características:
- Têm liberdade para lançar seus jogos em qualquer plataforma, como PlayStation, Xbox, Nintendo Switch e PC.
- Muitas vezes trabalham com publishers (como EA, Ubisoft, Sega) para distribuir seus jogos.
- Algumas empresas podem fechar acordos de exclusividade temporária com um console, mas isso não muda seu status de third-party.
Exemplos:
- Ubisoft (“Assassin’s Creed”, “Far Cry”)
- Capcom (“Resident Evil”, “Street Fighter”)
- EA (“FIFA”, “Battlefield”)
Resumo
Tipo | Relação com a fabricante do console | Exclusividade | Exemplo |
---|---|---|---|
First-Party | Pertence à empresa do console | Sempre exclusiva | Nintendo, Naughty Dog, 343 Industries |
Second-Party | Independente, mas com parceria | Normalmente exclusiva | Insomniac Games (antes de ser comprada), Game Freak |
Third-Party | Totalmente independente | Multiplataforma | Ubisoft, Capcom, EA |