Com Noh Sang Hyun (Pachinko) e Kim Go Eun (Goblin) nos papéis de Heung Soo e Jaehee, Regras do Amor na Cidade Grande (Love in the Big City) é um filme baseado no romance de Park Sang Young. A obra apresenta seus personagens principais de forma simples, mas envolvente, cativando através de uma trama próxima da realidade — repleta de dramas, romance e uma amizade verdadeira.
Com a direção estreante de E.oni (ou Eon-hee Lee), o longa conta a história de Heung Soo, um jovem cauteloso de 20 anos, e Jaehee, também com 20, mas de personalidade totalmente oposta: destemida e impulsiva. As diferenças entre eles são muitas, mas isso não impede que uma amizade belíssima e sincera floresça. Com quase duas horas de duração, a história se desenvolve de forma suave, mesclando drama e comédia para equilibrar as emoções.
O relacionamento com Jaehee representa um respiro na vida enclausurada de Heung Soo, que sempre enxergou sua orientação sexual como uma fraqueza — resultado da criação rígida de sua mãe religiosa e da pressão social. Jaehee também carrega suas dores: negligenciada pelos pais, ela nunca havia experimentado um vínculo tão profundo, baseado em confiança e apoio mútuo. Os dois se conhecem na universidade, durante as aulas de francês, e é em uma viagem de turma que Jaehee descobre o segredo do tímido rapaz ao vê-lo aos beijos com o professor.
Heung Soo, no entanto, não está pronto para lidar com qualquer reação, especialmente da colega mais desinibida do curso. O silêncio é sua forma de se proteger em uma sociedade homofóbica, onde ele aprendeu que se esconder era a única forma de viver em paz. Mas no dia seguinte, as fofocas correm soltas pelo campus, deixando-o em pânico.

A amizade entre Heung Soo e Jaehee se fortalece ao longo de ‘Regras do Amor na Cidade Grande’
Para quem acompanha a cultura coreana, é fácil entender como a sociedade ainda pode ser violenta com pessoas LGBTQIA+, apesar da crescente popularidade de conteúdos Boys Love. A base social fortemente religiosa torna esse tipo de representação ainda mais desafiadora. As atitudes retraídas de Heung Soo simbolizam a realidade de muitos que vivem com medo de represálias.
Quando a pessoa que espalha ter visto o professor aos beijos e entrando em um hotel com outro homem começa a descrever suas características. Nervoso e com medo de como seria se todos tivessem a certeza de seu segredo mais profundo, Heung Soo é surpreendido pela entrada implacável de Jaehee com sua voz alta, para mudar o rumo dos rumores que iriam começar, se todos soubessem que sim, era ele quem estava com o professor.
Jaehee é destemida. Faz o que quer, sem se importar com o julgamento alheio. Quando espalham uma foto íntima dizendo ser dela, comentando sobre o tamanho de seus seios, ela resolve o caso com provocação e ousadia: mostra os seios em sala de aula, provando que a imagem não era dela. É a partir daí que a relação entre os dois evolui de colegas de classe para uma amizade profunda, verdadeira e transformadora.

“Regras do Amor na Cidade Grande” pode não ser visto apenas como mais um lançamento, mas como um filme, que de forma sensível, fala sobre a vida e a importância de sermos aceitos como somos. A direção de E.oni, a partir do roteiro adaptado de Park Sang-young, que também escreveu o roteiro da série “Amor na Cidade Grande”, que saiu em 2024, nos convida a refletir: como ser você mesmo pode ser uma fraqueza? Essa é uma das grandes mensagens do longa — apresentada com leveza, mas de forma profundamente reflexiva.
A narrativa acompanha os anos da vida de Heung Soo e Jaehee, os encontros e desencontros, as pessoas que entram e saem deixando lições boas ou ruins. Tudo isso é superado pela conexão fraternal entre eles — mesmo quando tudo parece desmoronar. Afinal, a vida é cheia de altos e baixos, e “Regras do Amor na Cidade Grande” consegue retratar os medos, as dores e o amor presentes nas relações familiares, de amizade e de afeto.
Além de Kim Go Eun e Noh Sang Hyun, o elenco de “Regras do Amor na Cidade Grande” ainda conta com Lee Yoojin (Os Lucros do Amor), Jung Hwi (No Topo do Mundo), Lee Sang-Yi (Cães de Caça), Kwak Dong-yeon (Vincenzo) e Jang Hye Jin (Parasita).
“Regras do Amor na Cidade Grande”, que teve sua première em setembro de 2024 no Festival Internacional de Cinema de Toronto e estreou em outubro nos cinemas coreanos, chega ao Brasil em 10 de abril, com distribuição da A2 Filmes.
Por Eve Batista.